ATIVIDADES EXTENSIONISTAS E PRODUTO EDUCACIONAL DO PROFEPT
Palavras-chave:
Atividades extensionistas, Educação Profissional e Tecnológica, Extensão, Mestrado profissional, Produto educacionalResumo
O artigo propõe uma análise da Extensão no IFNMG. Tal é orientada a partir dos Produtos Educacionais do ProfEPT, assim como dos Relatórios de Gestão do campus, comparado às outras instituições de ensino da EPCT. O trabalho se valeu de pesquisa documental, que foi triado por análise de conteúdo e levou aos resultados e discussões que se seguem. Foram construídas as seguintes categorias: Retrospectiva ideológica sobre a trajetória da Extensão no Brasil; Produtos Educacionais e Extensão; Sobre a Extensão no IFNMG, que indicaram o caráter da Extensão na EPCT, e sua evolução, assim como indicaram o pouco aproveitamento do potencial do ProfEPT quanto a elaboração de produtos que considerem a Extensão. Julgou ainda a nova Extensão na rede, e como essa deve ser articulada a partir dos pressupostos de base da EPT. As conclusões indicam que apesar desse pouco aproveitamento há potencial para o crescimento da atividade para além das práticas assistencialistas, de modo a atender as demandas sociais, quando houver o real diálogo entre as instâncias da EPCT e as comunidades atendidas, como elementos fulcrais para a formação discente.