EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO: RELATO DA VISITA AO PRESÍDIO ALVORADA (MONTES CLAROS-MG)

Autores

  • Carla Cristina Barbosa Aguiar
  • Claudia Luz de Oliveira

Resumo

A atividade de visita aqui relatada teve como propósito explorar as complexidades da realidade de mulheres reeducandas do Presídio Alvorada, em Montes Claros-MG, participantes do Projeto de Extensão Biblioteca Itinerante Vozes do Cárcere, da Unimontes, coordenado pela professora Dra. Daniela Imaculada Pereira Costa Ramos, do curso de Letras.  A atividade, envolvendo os acadêmicos do 4º período do curso de Ciências Sociais da Unimontes, foi planejada em conjunto com o diretor do presídio, Hensley Gomes, e com a professora Claudia Luz de Oliveira, no âmbito da disciplina Metodologia Qualitativa II, cujo objetivo é a formação teórica e prática em pesquisas sócias. O projeto de extensão, acima citado, se destaca por focalizar a leitura e a produção de relatórios escritos pelas próprias mulheres reeducandas, baseados nos livros disponibilizados pelo projeto e escolhidos por elas. No dia em que fizemos a visita foi realizada uma oficina de leitura trabalhando o conto de Conceição Evaristo (2016) "Zaita esqueceu de guardar os brinquedos". A visita ao Presídio Alvorada foi mais do que uma simples observação externa, envolveu ativamente a prática da observação participante, proporcionando uma experiência de interação entre os acadêmicos, as professoras e as reeducandas por meio da leitura compartilhada e dos diálogos. 

Este relato visa não apenas descrever o evento, mas também conhecer uma das atividades de extensão da universidade, relacionando com a aprendizagem e a reflexão sobre a utilização da metodologia de observação participante no contexto prisional. Ao explorar as dinâmicas dessa experiência, buscamos compreender como a metodologia qualitativa contribui para uma análise mais aprofundada da realidade enfrentada pelas reeducandas, especialmente no contexto do Projeto de Extensão Biblioteca Itinerante Vozes do Cárcere.

Downloads

Publicado

11-07-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência