OBSERVAÇÃO E FUGA DA UNIFORMIZAÇÃO: UMA VISITA AO PRESÍDIO FEMININO ALVORADA

Autores

  • Marcos Antônio Lima Campos
  • Claudia Luz de Oliveira

Resumo

Esse relato tratará de uma observação realizada no Presídio Alvorada do município de Montes Claros. Na atividade em questão, estavam presentes a turma do 4º período de Ciências Sociais da Universidade Estatual de Montes Claros, a professora Daniela Costa Ramos, docente do Departamento de Letras e a professora Claudia Luz de Oliveira, docente do Departamento de Ciências Sociais, ambas da universidade citada.

O objetivo da atividade foi acompanhar o projeto de remição da pena pela leitura, intitulado Biblioteca Itinerante “Vozes do Cárcere”, assim como observar o vínculo das detentas com o projeto e suas falas.

A metodologia usada na visita foi a de observação participante, tendo a observação em primeiro plano, seguida da liberdade de enunciar perguntas concedidas pela professora Daniela Costa, coordenadora e oficineira do projeto de leitura. A atividade se deu de forma satisfatória, em uma sala de recreação do presídio, onde a turma e a professora orientadora se sentaram em volta da mesa e onde também as atividades com as detentas normalmente ocorrem. O relato foi produzido por anotações pessoais posteriormente e pessoalmente revisadas durante toda a visita. A exposição também apresentará comparações hipotéticas, sobre as situações nas quais as detentas se encontram, de acordo com os fenômenos sociais paralelos ao tempo e espaço em que as mesmas foram recolhidas.

Downloads

Publicado

11-07-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência