TREINAMENTO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em um conjunto de medidas iniciais para manter as funções necessárias de uma pessoa em situação de emergência, até que atendimento médico especializado seja prestado (American Heart Association, 2020). Os estudos científicos estimam que ocorram anualmente entre 50 a 100 paradas cardiorrespiratórias (PCR) por cada 100.000 habitantes, podendo esta situação chegar a afetar 300.000 pessoas por ano em todo o mundo, sendo o SBV fundamental nesse contexto (Kim et al., 2020; Wong et al., 2019).
Diante disto, o fator determinante mais importante para sobrevivência de um paciente em condições clínicas emergenciais é o atendimento precoce e eficiente para melhor prognóstico das vítimas. A presença de um indivíduo para executar, por exemplo, as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), seja esse indivíduo profissional da saúde ou leigo capacitado em efetuar a sequência primária do SBV, podem impactar positivamente na sobrevida do paciente (Silva et al., 2017).
Contudo, o tema é raramente abordado em cursos fora da área da saúde, sendo os mais capacitados os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina. Segundo os resultados encontrados em um estudo, a maioria dos estudantes universitários (66,0%) afirma nunca ter realizado cursos de primeiros socorros/SBV, por consequência, eles não se sentem seguros para prestar essa assistência (Saldanha et al., 2016). Na Odontologia também é visto que a formação em emergências médicas é frequentemente negligenciada, apesar da possibilidade de ocorrências de emergências clínicas em consultórios odontológicos (Campos et al., 2019).
Nesse contexto, a integração do treinamento em SBV com a simulação prática para estudantes de Odontologia apresenta-se como uma abordagem inovadora e promissora, permitindo a vivência de cenários fictícios que representam situações de emergência, preparando os futuros profissionais para agir de forma rápida segura e eficaz diante de eventos críticos (Preto; Magalhães; Fernandes, 2021; Motta et al., 2018).
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência acerca da realização de uma ação extensionista voltada para a conscientização sobre PCR e realização de RCP na prática, ministrada por acadêmicos de uma liga acadêmica de Enfermagem e tendo como público alvo discentes do curso de Odontologia.