Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ESTILO 

Os trabalhos enviados para a Revista Intercâmbio devem ser inéditos e demonstrar uma linguagem clara e objetiva, não podendo estar em avaliação paralela em outros veículos de divulgação. Recomenda-se atenção especial com a estrutura geral do artigo e com o contexto lógico dos argumentos. 

Os artigos encaminhados para a revista Intercâmbio deverão ser apresentados no seguinte formato:
 

Editor de texto: Word 2003. 

• Configuração das páginas

→ Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm) 
→ Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2 cm;
→ Espaçamento: 1,5
→ Número de laudas: máximo de 20 laudas para artigos.
 

OBSERVAÇÕES

• Conteúdo da primeira página

→ Título do trabalho centralizado, em português, inglês ou em outra língua . (para artigos)
→  Resumo em português, inglês ou em outra língua , contendo o objetivo do trabalho, o método utilizado, os resultados obtidos e as conclusões com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas; seguido de palavras-chave e keywords (no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave).
→  As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos não poderão ser coloridos e deverão ser enviados em formato editável (Word, Power Point ou Excel) com fonte tamanho 10. 

• As referências completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT. 


Os artigos que não estiverem dentro de tais parâmetros serão eliminados.
 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO 

Os trabalhos enviados para publicação na Revista Intercâmbio são submetidos a um processo de avaliação, objetivando divulgar as melhores contribuições recebidas e avaliadas até o momento da finalização do exemplar. 
O processo de avaliação da Revista Intercâmbio se inicia com uma avaliação do editor que irá observar a adequação do artigo à política editorial da revista. O editor encaminhará os artigos para avaliadores seguindo o double blind review, no qual os avaliadores recebem um relatório com aspectos a serem observados no artigo. Os critérios analisados estão listados abaixo e são aplicados com base na natureza e no tipo do compuscrito.

· Originalidade e importância das principais ideias;
· Qualidade do tratamento e relevância da literatura existente;
· Qualidade de apresentação das ideias;
· Concepção e execução dos métodos de pesquisa;
· Contribuição do artigo para o avanço do conhecimento.

· Coesão e coerência da escrita.

· Relação do trabalho apresentado com a Extensão Universitária

Na análise, destacam pontos importantes que justificam a sua avaliação, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho do autor. Os comentários dos avaliadores são enviados ao autor para que realize as mudanças sugeridas, esse tem o tempo de até 72 horas para enviar novamente o trabalho corrigido à revista. O artigo retorna aos avaliadores que farão nova avaliação, indicando ou não a publicação do trabalho.
Após ser aceito para publicação, o artigo deverá passar por uma revisão ortográfica e estilística profissional, ficando tal revisão a cargo do autor.  
O editor poderá rejeitar artigos que não apresentem condições mínimas ou que não estejam alinhados com a política da revista sem a necessidade de apresentar pareceres de modo a agilizar a submissão do trabalho em outros periódicos.

PROCESSO DE ESCOLHA 

Por ser um veículo nacional, a Revista Intercâmbio sempre artigos de autores oriundos de toda a federação. Após a análise e aprovação dos avaliadores, o editor da revista procurará sempre selecionar para publicação em cada fascículo artigos de autores vinculados as instituições das mais diversas localidades do país. 

DIREITOS AUTORAIS

Ressaltamos que as opiniões emitidas nos textos publicados são de total responsabilidade de seus respectivos autores. Todos os direitos de reprodução, tradução e adaptação estão reservados. 
Quando o trabalho for submetido para publicação, os autores deverão preencher uma carta para a cessão de direitos autorais e autorização para publicação em meio eletrônico, em nome da Revista Intercâmbio, esta deverá ser preenchida por cada um dos autores do trabalho, assinada e remetida em formato digitalizado via e-mail. Também é necessário o envio de um breve currículo de cada um dos autores, no qual deverá constar nome completo, titulação acadêmica, instituição de afiliação, cidade, estado e país, endereço completo e e-mail.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.