Liga acadêmica de cirurgia oral e maxilofacial: relato de experiência do ensino e extensão
Resumo
As Ligas Acadêmicas são compostas por discentes e orientadas por docentes, os quais promovem atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de temas específicos do curso associado à Universidade. Sendo assim, as atividades de extensão desempenham um papel primordial na formação em saúde por intermédio da responsabilidade social e compromisso com a cidadania e, por isso, são de suma importância para o amadurecimento e desenvolvimento profissional dos acadêmicos participantes (CAVALCANTE et al., 2018).
No atual cenário da modernidade, a tecnologia e o acesso aos meios virtuais devem ser utilizados como aliados na educação, sendo uma ferramenta para promover um ensino dinâmico e efetivo (ARAÚJO, NOVAIS, CARVALHO, 2023). A partir disso, o aluno deixa o seu papel de receptor do conhecimento, como se observa no modelo tradicional, e se torna mais ativo, uma vez que ele se identifica com as atividades que desenvolve e possui maior afinidade com a comunicação digital. Além disso, há a intercomunicação entre culturas, situações rotineiras e conhecimentos de diferentes naturezas, ultrapassando os limites da sala de aula (COSTA, 2019). Com isso, os membros da liga adquirem uma maior liberdade para desenvolver atividades e propagá-las, sendo que o compromisso é imprescindível nesse contexto, para que se forneça informações verídicas e coerentes.
Nesse sentido, para promover essas atividades, a Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LACOM) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) possui como objetivo estimular e proporcionar o acesso ao conhecimento científico e prático por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão que visam a troca de informações e experiências relacionadas à Cirurgia Oral e Maxilofacial das Clínicas Odontológicas da Unimontes, em ação integrada de docentes, de discentes e da comunidade com ações e atendimento ao público.